
Luciano Vinhosa
Professor Titular
Campos de Estudos:
- Teorias da imagem;
- Estudos poéticos/ processos de criação;
- Estética/ filosofia da arte/ teoria e história da arte moderna e contemporânea.
Grupo de pesquisa: Prática artística e experiência cotidiana
Projetos de Pesquisa
- Ressurgência das imagens (CNPq – Bolsa de Produtividade em Pesquisa).
A presente pesquisa está direcionada para as teorias e críticas, levando em consideração às modulações de uso que as diferentes culturas dão à imagem em face da ressurgência desta na arte metropolitana, campo tradicional das representações eurocêntricas, hoje em disputa com as culturas periféricas, em especial, o caso brasileiro. Diante da transculturalização que esse processo promove, nosso interesse está em saber como os objetos provenientes de outros contextos (de cura, do xamanismo, da incorporação, do transe, por exemplo) se recombinam com o uso estético quando levados para os espaços tradicionais da arte, convocando outros sujeitos e novas agências. - Experiência ordinária e processos artísticos: modos de pensar o mundo.
Tendo como ponto de partida a experiência estética, a presente pesquisa visa o desenvolvimento de metodologias que façam a passagem entre a vida cotidiana, a ideia e a sua objetivação em uma forma artística. Em seu bojo está a convicção de que o fazer artístico é uma forma própria de pensar e de organizar a experiência com o mundo. Participantes: orientandos do Bacharelado de Artes (TCC e Iniciação Científica); orientandos de pós-graduação (mestrado e doutorado). - Obra de Arte e Experiência Estética
Na medida em que o espaço social se transforma, também o estatuto do artista, da obra e do público é reconfigurado. A arte de nossos dias parece apontar para um limite no qual tanto o artista quanto o público tendem a desaparecer na experiência que realizam juntos. A obra de arte, em seu turno, tendo sua materialidade comprometida, tende cada vez mais ao esgarçamento e ao completo desaparecimento. No escopo das questões maiores que orientam esta pesquisa, abrigam-se tanto as investigações teóricas quanto as práticas abordadas nos dois projetos anteriores.
Projeto de Iniciação Científica
Prática artística e experiência cotidiana.
Este projeto, destinado a orientação discente em Iniciação Científica, se propõe ao desenvolvimento de metodologias aplicadas ao trabalho de criação artística. Neste sentido, acreditamos que o fazer tem seu modo particular de organizar as experiências, o qual se diferencia do da organização pela linguagem, como normalmente se pratica nas ciências humanas. Este exercício visa, em primeiro lugar, a preparar o pesquisador de graduação para cursos avançados de mestrado e doutorado em artes. Em segundo lugar, apontando um possível caminho, busca a afirmar a arte como forma particular de investigar, criticar e produzir a realidade que nos cerca no âmbito da pesquisa acadêmica.